OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA

A oftalmologia Pediátrica é uma área da medicina que estuda a visão da criança e acompanha o crescimento deste órgão durante a infância. O principal problema de desenvolvimento visual designa-se de ambliopia.

AMBLIOPIA

Ambliopia ou “olho preguiçoso” é uma falha do desenvolvimento visual. Caracteriza-se por uma visão baixa de um olho, mesmo quando é usada a graduação adequada nos óculos. É detetada na infância e trata-se com oclusão do olho que vê melhor ou com aplicação de gotas que turvam visão deste olho. Apesar de ser possível tratar a ambliopia em qualquer idade, os resultados são melhores antes dos 10 anos de idade.

ESTRABISMO

O Estrabismo ou “olho torto” é uma falta de alinhamento dos olhos. Quando alguém tem estrabismo pode entortar ou 1 ou os 2 olhos. Se surge na infância pode originar ambliopia, mas nem em todos os estrabismos isso acontece. Se surge na idade adulta origina diplopia ou “visão dupla”.

DIPLOPIA

Diplopia ou “visão dupla” é uma perceção de duas imagens em simultâneo. Resulta de uma diminuição da força de um ou mais músculos que controlam os movimentos dos olhos. É uma sensação muito perturbadora e que se trata com óculos com lentes prismáticas, injeção de toxina botulínica ou cirurgia.

EXAME DE ORTÓPTICA

O exame de ortóptica estuda o estrabismo de crianças e adultos. Nas crianças é estudada a repercussão do estrabismo no desenvolvimento visual (ambliopia). No adulto avalia a diplopia.

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT e OCT-A)

A OCT é um exame não invasivo que estuda a retina e o nervo ótico. A duração do exame é curta e muito útil para o diagnóstico de doenças como a degenerescência macular ligada à idade, retinopatia diabética, glaucoma, entre outros. A tecnologia mais recente é a OCT angiografia (OCT-A) que estuda os vasos da retina e do nervo ótico.

Campo de Preenchimento Obrigatório
Campo de Preenchimento Obrigatório